1 - Como solicitar aproveitamento de estudos?

1. Preencher o Formulário (clique aqui) - formato .doc
2. Anexar as ementas das disciplinas cursadas;
3. Anexar o histórico escolar;
4. Parecer do orientador indicando a aprovação;
5. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;
6. Enviar um e-mail com mensagem com o título 'Aproveitamento de Estudos' junto com os arquivos digitalizados em PDF;

O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI)

A  critério  da  CPG,faculta-se  o  aproveitamento  de  disciplinas  cursadas  com aprovação  em  cursos  de  pós-graduação  stricto  sensu,  em  instituições  brasileiras  ou estrangeiras  reconhecidos  pela  CAPES/MEC,  antes  da  admissão  no  curso  atual, há  no máximo  quatro  anos,  até  um  limite  de  50%  dos  créditos  em  disciplinas  optativas exigidos para o curso.

 

2 - Como solicitar aproveitamento de estudos de disciplinas cursadas como Aluno Especial ?

1. Preencher o Formulário de aproveitamento de estudos (clique aqui) - formato .doc
2. Solicitar a declaração na Secretaria de Administração Acadêmica (clique aqui) de que cursou as disciplinas;
3. Parecer  do orientador indicando a aprovação/aproveitamento das disciplinas;
4. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;
5. Enviar um e-mail com mensagem com o título/Assunto  'Aproveitamento de Estudos - aluno especial' junto com os arquivos digitalizados em PDF;

O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI)

A  critério  da  CPG,faculta-se  o  aproveitamento  de  disciplinas  cursadas  com aprovação  em  cursos  de  pós-graduação  stricto  sensu,  em  instituições  brasileiras  ou estrangeiras  reconhecidos  pela  CAPES/MEC,  antes  da  admissão  no  curso  atual, há  no máximo  quatro  anos,  até  um  limite  de  50%  dos  créditos  em  disciplinas  optativas exigidos para o curso.

 

3 - Como realizar solicitação de Domínio Conexo ?

1. Preencher o Formulário (clique aqui) - formato .doc
2. Solicitar a assinatura do orientador no formulário;
3. Digitalizar o fomulário em formato PDF;
4. Enviar um e-mail o assunto da mensagem 'Domínio Conexo' junto com os arquivos digitalizados em PDF;

O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI)

 

4 - Como cursar MONITORIA ?

1. Verificar o prazo no calendário acadêmico oficial da UnB; (http://www.saa.unb.br/pos-graduacao/65-calendario-por-atividades);
2. Preencher o Formulário de inscrição e orientações (clique aqui) - formato .doc
3. Termo de compromisso assinado pelo candidato;
4. Histórico Escolar do Curso de Graduação;
5. Histórico Escolar do Curso de Pós-graduação;
6. Plano de trabalho individual  elaborado pelo candidato em conjunto com o professor responsável pela disciplina no qual conste: descrição das atividades a serem desenvolvidas pelo monitor; exposição mostrando a contribuição das atividades propostas para a formação do monitor e para o desenvolvimento da disciplina;
7. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;
8. Enviar um e-mail com o assunto/título da mensagem: 'MONITORIA - INSCRIÇÃO" junto com os arquivos digitalizados;

 

Observação : Caso a disciplina pretendida não conste no histórico escolar do aluno, o orientador deverá fazer uma carta justificando que a experiência do aluno adquirida durante graduação e/ou pós-graduação habilita-o para a monitoria solicitada

 

5 - Como solicitar a Revisão de Menção ?

1. Preencher o formulário de solicitação (clique aqui);
2. Digitalizar o formulário em formato PDF;
3. Enviar um e-mail com o assunto/título da mensagem: 'REVISÃO DE  MENÇÃO" junto com os arquivos digitalizados em PDF;

 

A secretaria do programa encaminhará a solicitação ao professor responsável pela disciplina ministrada.

 

6 - Como realizar a solicitação de Carteirinha Estudantil ?

Maiores informações clique aqui

 

7 - Como solicitar a declaração de Aluno Regular, comprovante de Matrícula e Histórico Escolar ?

Estas solicitações são emitidas de maneira digital.

 

Acesso o link: https://servicos.unb.br/documentodigital (mesma matrícula e senha do matriculaweb)

 

Instruções: clique aqui

 

8 - Como realizar a solicitação de Bolsa de Estudos ?

1. Preencher o formulário de solicitação (clique aqui) - formato .doc
2. Colher assinatura do orientador
3. Preencher o formulário de cadastro (clique aqui) -formato .xls não aceito
4. Preencher o Termo de compromisso (clique aqui)
5. Reconhecer FIRMA em cartório do termo de compromisso;
6. digitalizar toda a documentação em formato PDF;
7. Enviar um email ao programa com o título/assunto : "BOLSA DE ESTUDOS".

 

Observações:  a) A conta deve ser o Banco do Brasil;  
                 b) A assinatura do discente no termo de compromisso deve estar com firma reconhecida. A comissão de Bolsas do Programa analisará os pedidos.

 

9 - Como realizar o trancamento do semestre ?

1. Preencher o formulário (clique aqui)
2. Parecer o orientador
3. Digitalizar os documentos em formato PDF;
4. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto:" TRANCAMENTO DO SEMESTRE - PERÍODO xxx/20xx "

Após juntar toda a documentação, salvar em arquivo PDF e enviar para o e-mail do programa solicitando o pedido de trancamento do semestre. O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI)

 

10 - Como realizar o trancamento de disciplina ?

1. Preencher o formulário (clique aqui)
2. Carta de concordância do orientador.
3. Digitalizar os documentos em formato PDF;
4. Enviar um e-mail  ao programa com título/assunto: 'TRANCAMENTO DE DISCIPLINA - NOME DA DISCIPLINA'.

 

11 - Como solicitar COORIENTAÇÃO ?

1. Carta do orientador indicação a coorientação;
2. Formulário preenchido pelo coorientador (clique aqui) - formato .doc
3. Currículo lattes atualizado do coorientador;
4. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;
5. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto:'COORIENTAÇÃO - NOME DO DISCENTE - MESTRADO/DOUTORADO "

 

O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI). E posteriormente Homologado pelo Colegiado do Programa.

 

12 - Como solicitar Licença Maternidade ?

1. Formulário com a solicitação (clique aqui)
2. Carta de anuência do orientador;
3.  Certidão de nascimento;
4. Atestado médico.
5. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;
6. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto: ' LICENÇA MATERNIDADE - NOME DO DISCENTE ';

 

O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI)

 

13 -  Como realizar Pedido de Prorrogação ?

1.  Preencher o formulário de maneira completa (clique aqui) - formato .doc
2.  Parecer do orientador concordando com o pedido de prorrogação do prazo;
3.  Cronograma de atividades;
4. Envio para a Comissão do programa do status atual da Tese/Dissertação escrita até o momento;
5. Digitalizar toda a documentação em formato PDF;
6. Enviar um e-mail com o título/assunto: 'PEDIDO DE PRORROGAÇÃO - NOME DO DISCENTE';

 

Observação Importante: Não será concedida a prorrogação para discente com pendência de créditos.O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI)

 

14 -  Como realizar o Agendamento/ Marcação de Banca - Defesa de Dissertação/Tese ?

1. Consultar previamente a secretaria do programa sobre a disponibilidade de dia e horário;
2. Preencher o Formulário de maneira completa (clique aqui);
3. Colher o currículo lattes dos membros externos.  (clique aqui)
4. Preencher o formulário com os dados do membro externo para inserção
5. Colher a assinatura do presidente/orientador
6. Digitalizar toda a documentação em formato PDF:
7. Enviar um e-mail ao programa com o título/assunto: ' MARCAÇÃO DE BANCA DE DEFESA DE TESE/DISSERTAÇÃO - NOME DO DISCENTE' .

 

Após juntar toda a documentação, salvar em arquivo PDF e enviar para o e-mail do programa solicitando aprovação da banca de defesa dissertação. O pedido é analisado pela Comissão de Pós Graduação (CPG/PPGDSCI).

 

15 - Como realizar o envio da Dissertação / Tese ?

1. Orientações para envio - clique aqui

 

16 - Como realizar a matrícula em disciplinas ?

1. Consultar o calendário oficial da UnB  (clique aqui)
2. Realizar a matrícula no site matriculaweb -  https://matriculaweb.unb.br/posgraduacao/default.aspx

 

17 - Aonde consigo as ementas das disciplinas ?

1. MatriculaWeb - https://matriculaweb.unb.br/posgraduacao/sec/login.aspx

2. Site do Programa:

a) Obrigatórias: http://vhhomologa02.unb.br/acessorapido3?layout=edit&id=64

b) Optativas: http://vhhomologa02.unb.br/acessorapido3?layout=edit&id=65

 

18 - Como se inscrever como Aluno Especial ?

1. Consultar o calendário oficial da UnB  (clique aqui)
2. Conferir as instruções disponíveis em data oportuna no site do programa.

 

19 - Qual a documentação necessária para Aluno Especial ?

Etapa 1

    1. Formulário de inscrição - clique aqui
    2. Exposição de motivos  - clique aqui
    3. Currículo Lattes atualizado;
    4. Diploma de Curso Superior
    5. Histórico do Curso de Graduação
    6. Carteira de Identidade
    7. CPF
    8. Título de eleitor com comprovantes da última votação / Declaração de quitação eleitoral expedida pelo site do TSE link:
    9. Certificado de Reservista(apenas para sexo masculino)
    10. Guia de recolhimento da União
    11. Taxa de Inscrição no valor de 71,00 reais.

 

Etapa 2

Caso o pedido seja aceito pelo professor da disciplina o candidato deverá realizar o pagamento de 101,00 reais por crédito. Após a confirmação do pagamento a matrícula será efetuada.


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